O projeto “Mentes Brilhantes” visa despertar as crianças para uma cultura científica que aumente o gosto pelo conhecimento.
O “Mentes Brilhantes” é um projeto inovador que, sem se substituir ao papel da escola pública, potencia os talentos dos alunos. Visa combater o abandono escolar e promover o sucesso educativo, promovendo o saber fazer e a inteligência, baseado num modelo de ensino que descobre talentos nas crianças frequentadoras da escola pública.
O projeto abrange todas as escolas do concelho e para que todos os alunos tenham oportunidade de usufruir destes programas e experiência, foi adquirida uma carrinha transformada em “Laboratório móvel” onde os alunos experienciam in loco o que é um laboratório em todas as sessões do projeto.
As sessões decorrem semanalmente, em contexto escolar, com temas diferentes que abrangem as várias áreas do saber/fazer. Os alunos vestem a sua própria bata, têm um manual criado pelas monitoras com os protocolos experimentais onde durante uma hora mergulham no fantástico mundo das ciências.
Nas pausas letivas, existem sempre atividades de enriquecimento e multi-estimulação, em várias áreas, criando uma oferta única na localidade onde o projeto é desenvolvido.
Acreditamos que a educação de ciência deve iniciar-se desde os primórdios da escolaridade, razão pela qual, além das Ciências Experimentais abordamos também a Matemática junto do pré-escolar, num dos infantários da Vila de Miranda do Corvo.
Prémios:
“EDP – Todos queremos um bairro melhor”
1º lugar no Prémio Manuel António da Mota
Prémio Maria José Nogueira Pinto
Prémio Mundar – Instituto Calouste Goulbenkian
FINANCIAMENTOS
Projeto Mentes Brilhantes
Parceiros do Projeto:
Investidores Sociais
Co-financiado por:
Projeto Geração (de) Mentes Brilhantes
Parceiros do Projeto:
Investidores Sociais:
Co-financiado por:
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: