Inaugurado em 2015, pelo Senhor Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier, recebeu em 2016, com o Parque Biológico da Serra da Lousã, o Prémio Acesso Cultura Integrado, primeiro prémio quanto à acessibilidade social, intelectual e física.
Instalado no Parque Biológico da Serra da Lousã, é um ecomuseu etnográfico, que pretende originar uma reflexão sobre o Homem, assente na "trindade" do corpo, mente e espírito. Tem uma narrativa que vai desde o aparecimento da vida, até à morte da pessoa, evocando a exigência de liberdade. A primeira é a liberdade de amar, e a última, de alma. Neste percurso, apresentam-se as liberdades mais comuns: liberdade política, de pensamento, de imprensa, de religião, entre outras.
A coleção reunida conta com uma mostra de peças representativas das artes e ofícios tradicionais, vivências diárias de outros tempos, como também a constituição de polos (ferroviário, JAE, Tanoaria, Ecomuseu …), em complemento a uma vertente museológica ativa, atrativa e pedagógica, com a área oficinal e de restauração.
Outubro a Maio:
» 10h00 - 17h30
Junho a Setembro:
» 9h30 - 18h30
NOTAS:
*As datas podem oscilar em função do período de férias da Pascoa, Natal, Carnaval e início do ano letivo
* Encerra para almoço das 13h00 às 14h00.
* Fechado às segundas-feiras, exceto feriados. Sujeito a alterações sem aviso prévio.
Parque Biológico da Serra da Lousã
3220-154 - Miranda do Corvo
+351 915 361 527
Andreia Antunes, Psicóloga
email: andreiaantunes@adfp.pt
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: