
Parque Biológico da Serra da Lousã
05 February 2013
A Gineta é uma espécie trepadora que prefere, andar em florestas de caducifólias e mistas, zonas rochosas e zonas com matagal perto de cursos de água. Vivem tanto em bosques como em campo aberto e adaptam-se com grande facilidade a todos os tipos de meios.
São animais territoriais e predadores que vivem e caçam de forma solitária. No entanto repousam durante o dia em buracos no interior de árvores, nas copas cerradas de árvores ou em zonas de matagal denso.
Designa-se como animal carnívoro de médio porte, delgado, com membros baixos, cauda muito longa, focinho pontiagudo e orelhas grandes, eretas e triangulares.
Alimentam-se habitualmente de aves, também de répteis, frutos (em especial figos), insectos, mamíferos pequenos e lagartos.
A sua pelagem é espessa e em tons de cinzento, com manchas negras e a sua cauda bastante característica, pelo tamanho semelhante ao corpo onde pode apresentar 9 a 12 anéis negros. Pelo seu aspecto exterior, a gineta assemelha-se a um gato.
O tamanho do seu corpo pode chegar aos 55-60 centímetros de comprimento, onde este é igual ou superior ao da sua cauda. O peso das ginetas varia entre 1,2 e 2,5 quilogramas.
É um animal poligâmico, que para além de se reproduzir ao longo do ano, o acasalamento é mais habitual ser entre Fevereiro/Março e Julho/Agosto. As fêmeas parem 2 ou 3 crias por ninhada.
As ginetas que vivem em liberdade vivem aproximadamente de 10 anos, mas as que vivem em cativeiro conseguem atingir os 20 anos de vida.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: