Animação de loading

Turismo com Propósito da Fundação ADFP vence Prémio Nacional de Turismo

28 November 2024 | Social, Turismo com Propósito Social, Fundação ADFP

O Projeto de Turismo com Propósito, promovido pela Fundação ADFP, foi distinguido com o Prémio Nacional de Turismo 2024 na categoria de Turismo Inclusivo. Este prestigiado galardão, organizado pelo Jornal Expresso e pelo BPI, com consultoria da Deloitte e o Alto Patrocínio do Turismo de Portugal, reconhece as melhores práticas e iniciativas no setor turístico em Portugal.

Este projeto, situado no centro de Portugal, engloba infraestruturas de destaque como o Parque Biológico da Serra da Lousã, Hotel Parque Serra da Lousã, Conimbriga Hotel do Paço, Templo Ecuménico Universalista e os restaurantes Museu da Chanfana e Gavius. Além de oferecer serviços de excelência, o Turismo com Propósito reinveste todos os seus lucros na ação social da Fundação ADFP, demonstrando um modelo de turismo inclusivo e sustentável.

A Fundação ADFP, instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública, é reconhecida pelo seu trabalho em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre os seus públicos-alvo estão crianças “sem família”, idosos em fim de vida, pessoas com deficiência ou doença mental, refugiados e sem-abrigo. A fundação apoia ainda mulheres grávidas vítimas de violência e famílias em risco. Este impacto é concretizado com o apoio de mais de 900 colaboradores, dos quais mais de 225 têm algum tipo de deficiência ou incapacidade, num exemplo notável de inclusão no mercado de trabalho.

Na gala do Prémio Nacional de Turismo, José Miguel Ferreira, gestor do projeto de turismo da ADFP, evidenciou que “vencer o Prémio Nacional de Turismo na categoria de Turismo Inclusivo é o reconhecimento do trabalho árduo e da dedicação de um conjunto de equipas extraordinárias unidas por um propósito maior, capaz de criar algo verdadeiramente transformador.”
O Turismo com Propósito reafirma-se como um modelo inovador que combina turismo de qualidade com impacto social. Com esta distinção, reforça a sua missão de transformar o setor turístico, promovendo práticas responsáveis e inclusivas.

José Miguel Ferreira destacou ainda a importância deste tipo de prémios para a região uma vez que “estas distinções são fundamentais, não apenas para o projeto, mas para a valorização do centro de Portugal enquanto destino turístico de referência. Reconhecem o potencial das nossas comunidades e incentivam-nos a continuar a inovar, colocando a inclusão e a sustentabilidade no coração daquilo que fazemos.”

No início de 2024, o projeto foi também distinguido com o Prémio de Turismo Solidário, atribuído pela AHRESP, numa demonstração contínua de reconhecimento pela sua contribuição única para o turismo e para a sociedade.

Comentários