A Formação Profissional para pessoas com deficiências e incapacidades cumpre um dos objetivos estatutários da Instituição, na promoção e inclusão deste grupo-alvo.
Lutando contra a baixa empregabilidade das pessoas com deficiências e incapacidades, e procurando sempre dotar este grupo de competências e conhecimentos, a Instituição reflete a cada ano a sua oferta formativa numa lógica de uma cada vez maior diferenciação relativamente à oferta existente e maior adequação ao mercado de trabalho, mantendo para isso uma articulação permanente com o Centro de Emprego da sua área de atuação, e a criação em 2016 do primeiro GIP Inclusivo da região, um Gabinete de Inserção Profissional para Pessoas com deficiências e incapacidades, entre os 8 existentes a nível nacional.
Não diagnosticamos deficiências... descobrimos talentos e valorizamos aptidões em pessoas com desvantagens.
Seguindo essa mesma lógica, a Fundação ADFP vai continuar a apostar na Formação Profissional, nomeadamente em cursos de DUPLA CERTIFICAÇÃO, pretendendo sempre a melhoria na oferta formativa e adequação às exigências do mercado de trabalho.
É um facto que a escolaridade obrigatória é de extrema importância nas oportunidades existentes, o que muitas vezes coloca as pessoas com deficiências e/ou incapacidades numa situação de ainda maior desvantagem face ao mercado de trabalho. O nosso maior investimento e contributo é dotar os formandos de mais e melhores competências para terem sucesso no mercado de trabalho, garantindo simultaneamente a sua subsistência económica durante esse percurso, com atribuição de uma bolsa de formação, subsídio de alimentação, transporte e dependentes a cargo, quando necessário.
A aposta é hoje claramente em Percursos de Dupla Certificação, com a duração de 3600 horas, com base nos Referenciais Adaptados constantes no Catálogo Nacional de Qualificações, com as seguintes Ações:
Ao nível da integração profissional, os resultados têm sido muito positivos, rondando uma percentagem de integração de 70%, nos últimos 3 anos de atuação e, na sua maioria, “resultado” da política institucional da criação de emprego sustentável para grupos mais vulneráveis face ao mercado de trabalho.
Centro Social Comunitário Dr. Jaime Ramos
Rua da Associação
3220-231 Miranda do Corvo
tel: 239 530 150
email: geral@adfp.pt
Fernando Marques, Coordenador
email: fernandomarques@adfp.pt
Inês Gama, Antropóloga
email: inesgama@adfp.pt
Carolina Soares, Psicóloga
email: carolina.soares@adfp.pt
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: