Centro de Instalação de Refugiados “Paz”
Esta resposta surge em 2014, no âmbito do Compromisso entre o Estado Português e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), com o objetivo de reinstalar refugiados que se encontravam no Egipto, garantindo, nos termos da Constituição e da Lei, o direito de Proteção Internacional.
O primeiro polo em Penela foi pioneiro, pelo facto de instalar refugiados fora dos grandes centros urbanos. Fomos a primeira instituição, fora de Lisboa, a instalar refugiados, tal como o Centro Português para os Refugiados e os Jesuítas faziam na capital, mostrando que uma instituição da província pode estar atenta e na primeira linha perante os problemas do Mundo.
Depois de Penela criou-se o polo de Miranda. Durante os anos de 2016 e 2017 apoiámos, em Miranda do Corvo várias famílias, vindas da Síria, Sudão. Nesta comunidade já nasceram três bebés, portugueses, filhos de famílias sírias. Já no ano de 2018 recebemos 20 jovens adultos vindos da Eritreia da Somália
Apoiamos, na totalidade, durante estes 4 anos de experiência com esta população, um total de 91 pessoas.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: