Animação de loading

"Conferência Final "Corrigir o que está errado" do Projeto MYSTIC, exibiu o sucesso deste projeto europeu para cerca de 350 pessoas, de vários países da europa

05 December 2024 | Social, Serviços, Educação e Formação, Fundação ADFP

O evento decorreu no Hotel Parque Serra da Lousã, onde estiveram presentes cerca de 80 pessoas, dos quais 30 participantes dos vários países envolvidos no projeto, e entidades e técnicos convidados. A transmissão online contou com mais de 270 inscrições.

Os parceiros internacionais que compõem o projeto Europeu ERASMUS + “MYSTIC”, concluíram o mesmo esta semana, com uma reunião de trabalho e a conferência final, decorridas no Hotel Parque Serra da Lousã.

Os beneficiários do projeto, no caso português, foram cerca de 30 jovens dos 18 aos 30 anos desfavorecidos/com menos oportunidades, de várias respostas sociais da instituição mirandense, que estiveram presentes no evento que marcou a conclusão do projeto.

Privilegiando o facto da Fundação ADFP ter anos de experiência prática de trabalho com pessoas, aquela que é a mais eclética e inclusiva IPSS do país, foi anfitriã da grande maioria das atividades e reuniões do projeto, acolhendo também o evento que marcou o final deste mesmo.

O consórcio de parceiros europeus era coordenado pela AGID – Associação Godinhela: Investigação e Desenvolvimento, e faziam parte da equipa transnacional a Fundação ADF, representando Portugal; e a Arcola Reasearch LLP, do Reino Unido; a OTI – One Terrene Internacional, do Chipre; o CPIP – Centrul Pentru Promovarea Invatarii Permanente Timisoara, da Roménia; o KETHEA - Kentro Therapeias Exartimenon Atomon, da Grécia; o TUCEP – Tiber Umbria Comett Education Programme, de Itália; e a Spherical Pixel, de Espanha, sendo estes os países de onde faziam parte os mais de 270 participantes que estiveram presentes online.

Estiveram também presentes diversos convidados de entidades locais e regionais, como o IEFP/Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, a Associação Académica de Coimbra, a Activar e Espaço J. da Lousã, a CPCJ de Miranda do Corvo, o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, a GNR de Miranda do Corvo, a Freguesia de Miranda do Corvo, bem como o Município de Miranda, representado na pessoa da Drª. Marilene Rodrigues, Vice-Presidente de Miranda do Corvo, e Vereadora da Educação e Formação Profissional, e Ação Social, que juntamente com o Dr. Jaime Ramos, Presidente do C.A. da Fundação ADFP, realizaram a abertura do evento.

O objetivo principal da Conferência foi testemunhar o trabalho desenvolvido pelos jovens dos países participantes às entidades e convidados presentes, bem como dialogar e discutir como "Corrigir o que está errado?", "Como chegámos até aqui?" e "Para onde vamos a partir daqui?", refletindo as novas pedagogias e abordagens futuras para os jovens em situação de exclusão social, tendo sido apresentados 3 projetos/atividades dinamizados pela Fundação ADFP, e desenvolvidos pelos jovens portugueses e africanos participantes no projeto: “Paint To Play” – Pintar para jogar, que consistiu na reabilitação do campo de jogos e bancadas da Fundação ADFP, patrocinado pela ISIDOVIAS, Tintas CIN e Publiseg; “Sports 4 All: Desporto e Inclusão”, um torneio de futebol inclusivo e adaptado interinstitucional, dinamizado pela FADFP na altura das comemorações da semana da Saúde Mental; e “Flavouring the Sound of Inclusion” – Sons e Sabores da Inclusão, que consistiu numa festa multicultural com danças e canções típicas de cada país presente na mesma: Portugal, Senegal, R.D. Congo, Guiné-Bissau, Gana, Gâmbia, França e Brasil.

A Fundação ADFP demonstrou assim mais uma vez a sua capacidade multidisciplinar, referenciada pela sua prática e experiência de trabalho, reforçando a sua posição e nome a nível europeu e internacional.

Comentários