Animação de loading

“Mentes Brilhantes” atribuem diplomas e prémios aos melhores alunos do ano letivo 2021/2022

O projeto “Mentes Brilhantes”, da Fundação ADFP, vai galardoar os alunos mais "brilhantes" do ano letivo 2021/2022.

20 Junho 2022 | Educação e Formação

O projeto “Mentes Brilhantes”, da Fundação ADFP, vai galardoar os alunos mais "brilhantes" do ano letivo 2021/2022. A atribuição destes diplomas e prémios irá decorrer na próxima terça-feira, 21/6, pelas 18h15 no Hotel Parque Serra da Lousã, em Miranda do Corvo. 

O “Mentes Brilhantes” tem sido uma experiência da Fundação ADFP, desenvolvida no pré-escolar e no primeiro ciclo, nas escolas de Miranda, com o apoio da autarquia e comunidade escolar. 

Sem substituir o papel da escola pública, este projeto inovador visa potenciar os talentos dos alunos, combater o abandono, promover o sucesso educativo, e incentivar o gosto pela matemática e pelas ciências.  

A Fundação ADFP procura detetar crianças sobredotadas que não estejam devidamente valorizadas no sistema de ensino. Temos um sistema de ensino público que apoia, e bem, as crianças com dificuldades de aprendizagem, mas que não valoriza os alunos com maior potencial intelectual.  

Este projeto conta com o apoio de inúmeros parceiros, entre os quais o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, a Associação de Pais do AEMC, a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, e a Caixa de Crédito Agrícola de Coimbra. 

A Caixa de Crédito Agrícola tem sido um dos parceiros indispensáveis pela atribuição dos prémios monetários no valor de 250€ aos alunos premiados. É de salientar que este prémio não é atribuído apenas pelas notas dos alunos, mas também tendo em consideração o contexto familiar e social.  

O objetivo da Fundação é expandir o projeto "Mentes Brilhantes" a outros níveis de ensino e aos vários concelhos limítrofes, mas infelizmente tal não tem sido possível.