Os Apartamentos de Autonomização destinam-se a apoiar a transição para a vida adulta de jovens, dos 15 aos 21 anos de idade, com Medida de Promoção e Proteção ajustada à sua realidade vivencial, que demonstrem competências pessoais específicas, através da dinamização de serviços que articulem e potenciem recursos existentes na comunidade local.
Pode ser solicitada a admissão de jovens que se encontrem em acolhimento residencial ou em meio natural de vida.
O contexto de Apartamento de Autonomização é visto como um ambiente estável que estimula o desenvolvimento e a aquisição de aprendizagens relacionadas com a vida em grupo, bem como para o desenvolvimento de valores sociais. É igualmente um contexto que encoraja os jovens a serem responsáveis pelos seus atos e por si próprios, permitindo que gradualmente desenvolvam competências pessoais e sociais necessárias à vida independente.
Neste sentido, os apartamentos de autonomização estão inseridos na comunidade, não tendo qualquer identificação institucional, procurando-se, desta forma, que haja uma aproximação à realidade e aos contextos futuros que estes jovens irão encontrar aquando da sua saída e consequente passagem para a vida independente.
Cada apartamento, Residência Lealdade e Integridade, tem a capacidade para cinco jovens, menores não acompanhados, perfazendo um total de 10 jovens.
Dalila Salvador, Diretora Técnica - email: dalilasalvador@adfp.pt
Rita Dias, Assistente Social - rita.dias@adfp.pt
Catarina Henriques, Educadora Social - apartamentosa@adfp.pt
Liliana Duarte, Educadora Social - apartamentosa@adfp.pt
Centro Social Comunitário Dr. Jaime Ramos
Rua da Associação
3220-231 Miranda do Corvo
T. 239 530 150
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: