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Hospital Compaixão atendeu 9.595 pessoas nos primeiros oito meses de 2025

O Hospital Compaixão tem vindo a crescer na resposta às pessoas de Miranda, mas também de Coimbra, Lousã e Penela.

02 September 2025 | Social, Saúde, Serviços, Fundação ADFP

Desde a sua abertura em fevereiro de 2025, o Centro de Atendimento Clínico (CAC) do Hospital Compaixão já realizou 1.818 atendimentos, tornando-se num verdadeiro pilar de apoio à comunidade. A procura constante, vinda não só de Miranda do Corvo, mas também dos concelhos vizinhos da Lousã, Coimbra e Penela, demonstra que este serviço, mesmo com um horário reduzido, responde a uma necessidade real da região, assegurando proximidade, rapidez e confiança nos cuidados de saúde. Embora apenas 509 utentes tenham sido encaminhados pela Linha Saúde 24 e 100 pela Unidade Local de Saúde, os números mostram que a população reconhece e confia diretamente no CAC.

Para além do Centro de atendimento Clínico salientamos alguns outros números da Atividade Médica e Diagnóstico do Hospital Compaixão.

Análises Clínicas: 1.860 pessoas

Imagiologia: Ecodoppler (242), Ecografias (1172), Mamografias (92), RX (1646), TAC (618), num total de 3770 exames.

Cardiologia: ECGs (937), Holters (406), Mapas (251), Ecocardiogramas (379), Provas de esforço (103), Consultas (49), totalizando 2125 atos.

Gastroenterologia: 174 colonoscopias, 109 endoscopias, 95 combinadas, somando 378 exames.

Na área de exames complementares de diagnóstico atendeu a 8.133 “requisições “, sendo certo que o número de pessoas é menor porque o mesmo doente fez mais que um exame

Os doentes internados beneficiaram de 1051 avaliações Médicas da especialidade da Clínica Geral.

Outras Especialidades: Pediatria, Psiquiatria, Urologia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Oftalmologia, ORL, Ortopedia, Pneumologia, Neurocirurgia asseguraram uma cobertura diversificada com mais de 262 consultas.

Terapia da Fala: 501 atos realizados. Psicologia/Hipnoterapia: 56 consultas. Atos de Enfermagem: 40.

Número de Clientes atendidos (janeiro–agosto): 7.777 utentes mais os 1818 do CAC o que aponta para um total de 9.595 pessoas.

Novos Serviços e Projetos em Curso.

Audiologia: em fase de implementação, aumentando a oferta diagnóstica em Otorrinolaringologia.

Fisioterapia Pélvica: nova área terapêutica que responde a necessidades crescentes de reabilitação funcional.

Ala de Cuidados Paliativos: em fase de trabalhos de implementação, reforçando a missão do hospital na humanização e continuidade dos cuidados.

Bloco Operatório / Cirurgias. O hospital prepara-se para iniciar cirurgias em regime de ambulatório, nas áreas de Ortopedia, Otorrinolaringologia, Neurocirurgia, Oftalmologia e Ginecologia. O bloco contará com parcerias com seguradoras, ADSE, protocolos com o SNS e ULS, assegurando maior acessibilidade e integração na rede de cuidados.

Acreditamos que o Hospital pode contribuir para reduzir as listas de espera no SNS em várias especialidades cirúrgicas.

Com o início das cirurgias o Hospital concretiza a abertura de todas as áreas para que foi idealizado.

Atingida esta meta a Fundação ADFP tentará melhorar e aumentar a capacidade de resposta nos diferentes sectores nomeadamente na área da Imagiologia e Gastroenterologia.

Perspetivas Futuras – Cuidados Primários e Urgência.

O sucesso do Centro de Atendimento Complementar (CAC) e a elevada procura de cuidados de saúde primários justificam a análise da: Extensão do horário do CAC, ou criação de um serviço de Urgência alargado (08h–24h), que beneficiará significativamente a população local e da região envolvente.

Avaliação Final: O Hospital Compaixão demonstrou em oito meses uma notável capacidade de crescimento e diversificação, com mais de 9.595 utentes atendidos e cerca de 13.000 atos médicos e complementares realizados. A aposta contínua na inovação, a expansão das especialidades e a futura entrada em funcionamento do bloco operatório consolidam a instituição como pilar essencial de saúde na região.

Queremos poder assinar acordo de cooperação com o SNS / ULS de Coimbra para podermos contribuir para reduzir as listas de espera nas cirurgias e nas consultas de especialidades hospitalares.

Os próximos desafios serão a integração da urgência alargada, da nova ala de cuidados paliativos, o início da atividade cirúrgica e de consultas de especialidades hospitalares reforçando o papel do hospital na cooperação com o SNS, com respostas gratuitas para os doentes.

A Fundação sonha conseguir um Hospital com capacidade de resposta mais completa, acessível e humanizada às necessidades da comunidade de Miranda e concelhos limítrofes.

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