Animação de loading

Mais de 300 peregrinos italianos visitam a Fundação ADFP

03 Agosto 2023 | Social, Infância e Juventude, Cultura, Turismo com Propósito Social, Visitas, Fundação ADFP

A instituição mirandense foi considerada um exemplo de trabalho social pelos jovens italianos, que salientaram não existir igual em Itália  

   

Jovens do norte de Itália visitaram as valências sociais da instituição, em Miranda do Corvo e em Semide, no âmbito dos Dias na Diocese/ Pré-Jornadas, antes da partida para Lisboa  

  

Na passada semana, o concelho de Miranda do Corvo recebeu cerca de 376 peregrinos italianos que vieram diretamente da província de Cuneo-Fossano (região norte de Itália – Piemonte) para os “DND - Dias Na Diocese (pré-jornadas)”, decorridos de 26 a 31/7, e que antecederam as Jornadas Mundiais da Juventude, que decorrem esta semana, em Lisboa, onde se esperam cerca de 1 milhão e meio de peregrinos, vindos cerca de 151 países. 

Divididos em dois LA - Locais de Acolhimento, cerca de 203 ficaram no LA Sul (freguesias de Miranda, Vila Nova e Lamas), e 173 no LA Norte (União de Freguesias de Semide e Rio de Vide).  

  

Como tal, tiveram a oportunidade de conhecer o território que os acolheu, tanto gastronomicamente como culturalmente, tendo sido planeada uma caminhada até ao Templo Ecuménico Universalista, para além de atividades de cariz social, como visitas a lares e instituições.  

  

A Fundação ADFP foi a instituição indiscutivelmente escolhida para que os peregrinos italianos hospedados no concelho de Miranda, pudessem ter tido contacto com várias realidades e respostas sociais diferentes.  

Da área da Deficiência e Doença Mental / Saúde Mental, a visita decorreu no espaço exterior do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, tendo tido a presença desses mesmos utentes, dos da Residência Respeito, Residência Esperança, Residência Coragem, e Fórum Socio-Ocupacional, e ainda no Senhor da Serra, em Semide, a Residência Bondade.  

No caso da área dos Idosos, foram visitadas a Residência Sabedoria, o Centro de Dia, também no Senhor da Serra, a Residência Cristo Redentor.  

Seguiram-se as visitas às Unidades de Cuidados Continuados da Fundação ADFP: Hospital Compaixão e Residência Gratidão, e o dia terminou com a visita, da parte da tarde, às crianças e jovens do LIJ – Lar de Infância e Juventude, e do CATL – Centro de Atividades de Tempos Livres.  

Em todas as residências foi visível a alegria e satisfação espelhadas nos rostos e olhares dos utentes das diversas respostas sociais, tendo sido momentos repletos de muita emoção pela escolha da visita destes peregrinos: “Obrigado por terem vindo! Gostámos tanto de vos ter cá! Não se vão já embora! Foi um momento magnífico!”, foram estas muitas das frases pronunciadas pelos utentes, que foram brindados com cantos tipicamente italianos e momentos lúdicos, não faltando os registos fotográficos para a posterioridade.  

Da parte dos peregrinos, para além da entrega e dedicação nesta atividade, foi possível vislumbrar o sentimento de felicidade e dever cumprido, estampado nos rostos, para além de terem enaltecido o trabalho da instituição: “Aqui em Portugal é muito diferente. Vocês são muito meigos, cuidadosos, atenciosos, para as pessoas que vivem convosco, vê-se nitidamente que fazem o que gostam e que as tratam bem, e gostam de cuidar delas, e isso é de um valor enorme. Muitos parabéns pelo vosso trabalho, e pela vossa dimensão, nunca vimos nada assim em Itália!”.  

A Fundação ADFP mostra-se assim, novamente, a mais eclética e inclusiva instituição do Terceiro Setor a nível nacional, apreciada também cada vez mais internacionalmente.  

A Fundação ADFP agradece também ao COT-E – Comité Organizador Territorial Dueça, por ter sido local de escolha obrigatória para a visita dos jovens peregrinos em Miranda do Corvo.   

Comentários