24 April 2024 | Social, Infância e Juventude, Educação e Formação, Fundação ADFP
A jovem Daniela Machado, que vive na Residência Fraternidade da Fundação ADFP, foi a vencedora do concurso para realização de um logotipo alusivo às comemorações dos 50 anos do 25 de abril no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.
O concurso de logótipos alusivos a esta comemoração foi uma das atividades do programa de comemorações, tendo sido apresentados 15 trabalhos a concurso, que evidenciaram grande criatividade, qualidade e espírito de iniciativa.
Após a avaliação do júri composto pelo Diretor do Agrupamento, representante da Associação de Pais, Representante dos Alunos, Docente de Educação Visual e Docente de História, a votação ditou que a vencedora do concurso foi a aluna Daniela Machado, do 10.ºano C, turma do Curso de Artes Visuais. A autora deste logótipo será premiada com livros alusivos ao tema e com a colocação do seu logótipo, no cabeçalho nos diversos documentos do Agrupamento, ao longo deste ano. O Agrupamento felicitou todos os jovens participantes e particularmente a jovem vencedora, pois trata-se de uma data verdadeiramente importante para o país, pois trata-se dos 50 anos da conquista da liberdade e da democracia em Portugal, valores anteriormente “suprimidos” durante os 48 anos anteriores de regime ditatorial.
Esta é uma das provas de que diariamente os valores como a Igualdade, a Solidariedade, o Respeito, o Amor, a Amizade e a Liberdade são cultivados e transmitidos diariamente nas crianças e jovens que aqui habitam, sendo que é um motivo de orgulho para a Residência Fraternidade e para a Fundação ADFP.
Esta resposta social nasceu em 1994 como Centro de Acolhimento Temporário e de Emergência para crianças a partir dos 3 meses, em situação de grave risco social, tendo sido a 1ª resposta social mista deste género no país, evitando assim a separação de crianças/irmãos. colocando a Fundação ADFP mais uma vez pioneira na inovação social. Atualmente uma Casa de Acolhimento Residencial, destinada a acolher crianças e jovens em situação de perigo, garantindo os cuidados adequados às suas necessidades e proporcionando condições que promovam os direitos das crianças consagrados na Convenção dos Direitos da Criança nomeadamente o direito à educação, bem-estar e desenvolvimento integral, com capacidade para acolher 27 utentes.
A Fundação ADFP enaltece mais uma vez o trabalho diário das técnicas e auxiliares responsáveis pelas crianças e jovens desta resposta social, felicitando particularmente a nossa jovem distinguida pelos sucessos alcançados, que são também a prova de que o estigma criado pela sociedade em relação a jovens institucionalizados é totalmente errado, pois estes podem ser portadores de muito sucesso e alcançam metas e conquistas grandiosas, tal e qual como qualquer outro jovem pode alcançar.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: