12 February 2026 | Social, Visitas, Fundação ADFP
O Parque Biológico da Serra da Lousã, integrado no TRIVIUM com o Espaço da Mente e Templo Ecuménico, assinalou um novo marco histórico ao receber o seu visitante número 495 mil, confirmando-se como uma das mais relevantes atrações turísticas da Região Centro!
A família com o visitante 495 mil veio de Viseu. A mãe, a Professora Diana Resende, já conhecia o Parque Biológico e veio agora com o marido, Pedro, mostrar os animais aos 2 filhos, Afonso e Tomás. Esta família ainda não conhecia o Templo Ecuménico.
O Trivium promove o humanismo, a tolerância e o respeito pelos outros, divulgando os valores da liberdade, igualdade e fraternidade.
A pavimentação da estrada para o Templo permitirá um aumento dos visitantes.
Se as autarquias apostarem na divulgação o número de turistas vai crescer, valorizando os negócios turísticos do concelho de Miranda do Corvo e de municípios vizinhos, principalmente Condeixa, Lousã e Penela.
Este número simbólico reflete o interesse crescente de visitantes de todo o país por um projeto que alia conservação da natureza, cultura, turismo e solidariedade social.
O TRIVIUM, que integra o Parque Biológico da Serra da Lousã, o Ecomuseu Espaço da Mente e o Templo Ecuménico Universalista, oferece uma experiência única e diferenciadora, promovendo o contacto direto com a fauna e flora autóctones, a reflexão cultural e espiritual e a valorização do património natural e humano do território.
Ao longo do percurso no Parque Biológico, os visitantes podem observar de perto espécies emblemáticas da fauna portuguesa, como o urso-pardo, o lobo-ibérico, o lince, veados, gamos, javalis e raposas, num espaço que privilegia o bem-estar animal, a educação ambiental e a sensibilização para a preservação da biodiversidade.
Este marco dos 495 mil visitantes reforça também a importância do projeto de Turismo com Propósito da Fundação ADFP, uma vez que cerca de 70% dos trabalhadores do complexo apresentam algum tipo de deficiência, doença mental ou incapacidade, traduzindo na prática um modelo de turismo inclusivo, gerador de emprego e impacto social positivo.
Para além do Parque Biológico, o complexo integra ainda o Restaurante Museu da Chanfana, o Hotel Parque Serra da Lousã, e o Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais, abertos todo o ano, contribuindo para a dinamização económica da região e para a sustentabilidade das respostas sociais da IPSS mirandense.
A Fundação ADFP sublinha que este número é, acima de tudo, um reconhecimento do trabalho desenvolvido por toda a equipa, parceiros e visitantes, que acreditam num modelo de desenvolvimento sustentável, onde o turismo é também um instrumento de inclusão, educação, conservação ambiental e coesão social.
Com este marco, o Parque Biológico da Serra da Lousã e o TRIVIUM reafirmam o seu compromisso com o território, a natureza e as pessoas, continuando a crescer com responsabilidade, propósito e impacto positivo.
25 March 2026 | Social, Desporto, Educação e Formação
Ler Artigo
22 March 2026 | Social, Eventos, Fundação ADFP
Ler Artigo
18 March 2026 | Social, Eventos
Ler Artigo
16 March 2026 | Social, Infância e Juventude, Educação e Formação, Visitas, Eventos
Ler Artigo
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: