15 July 2024 | Social, Turismo com Propósito Social, Visitas, Fundação ADFP
O Parque Biológico da Serra da Lousã vai abrir novamente as suas portas em horário especial já durante este mês de julho e também no mês de agosto.
Nos dias 20 e 27 de julho, e também 10, 24 e 31 de agosto, a partir das 21h00, os participantes vão poder percorrer os caminhos do Parque Biológico e desvendar os seus segredos noturnos, e presenciar os animais que são mais ativos neste período do dia.
A “Visita Noturna” ao Parque Biológico permitirá, sobretudo, conhecer e explorar os hábitos noturnos de todas as espécies do Parque, com especial destaque para os animais noturnos como os sacarrabos, as ginetas, os texugos ou até mesmo as que são conhecidas por serem “matreiras”, as raposas.
Estes animais encontram-se normalmente escondidos a dormir ao longo do dia e, por isso, a visita noturna constitui uma oportunidade única de conhecer estes exemplares.
As inscrições (obrigatórias e com um mínimo de 10 participantes), ou obtenção de mais informações, poderão ser feitas através do telefone (915 361 527) ou e-mail (parquebiologicoserradalousa@adfp.pt). Na visita, os participantes devem fazer-se acompanhar de lanterna.
Afirmando-se com uma das principais atrações turísticas da região, o Parque Biológico forma, em conjunto com o Ecomuseu Espaço da Mente e o Templo Ecuménico Universalista, formam o Trivium, conjunto que conta já com mais de 449 mil visitantes.
O Parque Biológico é composto por quatro espaços, sendo eles: o Parque Selvagem, a Quinta Pedagógica, uma zona museológica e um labirinto de árvores de fruto. Durante a visita podem ser observadas várias espécies de aves de rapina, ursos pardos, linces, lobos, raposas, javalis, veados, entre muitos outros animais autóctones, que existem ou já existiram no nosso país.
O principal objetivo do Parque é a promoção da biofilia e a sensibilização dos seus visitantes para a biodiversidade existente no país e para os fatores que ameaçam a sua sobrevivência.
A FADFP tem vindo a investir nas áreas do turismo e agricultura contribuindo para o desenvolvimento regional e para a sustentabilidade das suas atividades sociais.
Atualmente, o seu projeto de “Turismo com Propósito”, integra o Parque Biológico, o Hotel Parque Serra da Lousã e o seu Restaurante Museu da Chanfana, o Templo Ecuménico Universalista, e ainda o Conimbriga Hotel do Paço e o seu Restaurante Gavius, localizados em Condeixa.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: