01 August 2024 | Fundação ADFP, Ambiente
A praga de javalis na região centro, continua a causar prejuízos crescentes aos agricultores e empresas. Prova disso, são as vinhas da Fundação ADFP que foram novamente atacadas, destruindo e causando prejuízos “Este é um ano exigente em termos sanitários, mas onde temos uma boa produção, que infelizmente está a ficar comprometida pelos javalis. São constantes os ataques às nossas vinhas. Já em fevereiro de 2024 alertámos as entidades locais em ofício do Conselho de Administração, assim como a Direção Regional de Agricultura e ICNF”, salientou Gonçalo Moura da Costa, Enólogo da Fundação ADFP.
A Fundação ADFP tem investido na área florestal e agrícola, estando neste momento a desenvolver mais um projeto de plantação de 6ha de vinha
no alto de Vila Seca.
A fundação tem vinhas nas Terras de Sicó, nos concelhos de Condeixa, Miranda e Penela.
Este ano, durante os trabalhos que se encontram a decorrer temos sido confrontados com uma população de javalis descontrolada, da qual resultará um impacto negativo no futuro das vinhas, com as vindimas prestes a decorrer, previstas já para o final deste mês.
Todo o tecido agrícola local, de pequenos agricultores, sofre prejuízos importantes.
A viticultura de Sicó, especialmente nos concelhos de Condeixa, Miranda e Penela são muito prejudicadas.
A Fundação ADFP solicita, novamente, às entidades competentes locais, juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, bem como Direção Regional de Agricultura, CCRC e ICNF, para que sejam tomadas medidas concretas.
Exige-se atuação para controlar a população de javalis para minimizar os impactos negativos que acarretam. O Estado tem de indemnizar os viticultores e apoiar a vedação das propriedades.
O laxismo das entidades com responsabilidade no sector, autarquias, organismos do Estado da agricultura, coordenação regional e ambiente, não pode continuar.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: