Animação de loading

Colónia de férias da Residência Fraternidade proporciona semana repleta de novas experiências aos jovens na Praia de Mira!

11 September 2026 | Social, Desporto, Visitas

A Residência Fraternidade da Fundação ADFP realizou mais uma edição da sua colónia de férias, proporcionando às crianças e jovens alguns dias de convívio, lazer e novas experiências na Praia de Mira, com alojamento na Casa da Sagrada Família.

Durante a colónia, os jovens tiveram oportunidade de desfrutar da praia e participar em diferentes atividades, num contexto diferente da sua rotina habitual. Estes momentos permitem promover o convívio, fortalecer relações e criar memórias positivas, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento da autonomia e das competências pessoais e sociais.

Um dos momentos de maior destaque foi a manhã de canoagem na Barrinha da Praia de Mira, proporcionada gratuitamente pelo Clube Náutico da Praia de Mira, a quem a Fundação ADFP deixa um agradecimento especial pela disponibilidade e pelo acolhimento.

A experiência permitiu aos jovens experimentar uma nova modalidade, contactar diretamente com a natureza e desenvolver competências como a cooperação, a confiança, o espírito de equipa e a capacidade de enfrentar novos desafios.

Para além da componente de lazer, as colónias de férias assumem uma importante dimensão educativa e social. Sair do contexto habitual, conhecer novos lugares, experimentar atividades diferentes e partilhar experiências em grupo são oportunidades que contribuem para o crescimento pessoal dos jovens e para a construção de relações de amizade e entreajuda.

A Residência Fraternidade é uma resposta social que acolhe crianças e jovens de ambos os sexos. É uma resposta mista que teve por objetivo cortar com as respostas existentes, masculina e feminina, promovendo a integração de irmãos de ambos os sexos, sem obrigar à separação dos mesmos.

Por este motivo lhe foi atribuído o nome de Residência Fraternidade

A iniciativa enquadra-se no trabalho desenvolvido pela Residência Fraternidade, promovendo a inclusão, o desenvolvimento pessoal, a autonomia e a preparação para uma participação cada vez mais ativa na comunidade.

A Fundação ADFP agradece ao Clube Náutico da Praia de Mira pela oportunidade proporcionada e a todos os que contribuíram para tornar esta colónia de férias numa experiência especial e enriquecedora para os jovens.

Mais do que uns dias de férias, foram dias de descoberta, aventura, convívio e crescimento, que ficam na memória e ajudam a construir novos caminhos.

Comentários